A necessidade de elevar a qualidade da educação superior em Angola requer que os docentes universitários adquiram competências em didática e inovação pedagógica. Este curso oferece uma abordagem centrada na didática do desenvolvedor, que promove uma aprendizagem significativa e alinha os processos de ensino-aprendizagem às exigências atuais do mundo académico e profissional.
O curso é destinado a professores e formadores que atuam ou pretendem atuar no ensino superior, bem como a profissionais da educação interessados em aprofundar os seus conhecimentos em didática.
Ao concluir o curso, os formandos serão capazes de: • Elaborar e planear programas curriculares para o ensino superior. • Aplicar metodologias didáticas inovadoras e adequadas ao contexto académico. • Avaliar e monitorar o processo de ensino-aprendizagem. • Promover a investigação e inovação no campo da didática.
• Avaliação contínua: com base em tarefas, seminários e participação nas aulas.
• Obras independentes: desenvolvimento de trabalhos teóricos e práticos.
• Avaliação final: apresentação de um projeto de inovação didática aplicado ao ensino superior.
1. A Didática da Educação Superior Contemporânea:
o Objeto de estudo, tarefas e correntes.
2. Leis e princípios da didática do desenvolvedor.
3. O Processo de Ensino-Aprendizagem:
o Qualidades e componentes.
4. Categorias didáticas: objetivos, conteúdos, formas de organização e avaliação.
5. Recursos didáticos e sua aplicação.
6. Habilidades profissionais e seu desenvolvimento.
7. Abordagens axiológicas em didática: formação de valores e responsabilidade social.
Este curso ainda não tem turmas registadas.
Modalidade: Semipresencial
Objetivo: O curso visa capacitar os professores universitários com ferramentas didáticas e pedagógicas, permitindo-lhes planear, organizar e avaliar processos de ensino-aprendizagem de forma eficiente, com foco na qualidade e relevância do ensino superior.
Missão: Contribuir para a formação e desenvolvimento contínuo de professores universitários, capacitando-os a desenhar, implementar e avaliar programas de ensino-aprendizagem que estejam em conformidade com os mais elevados padrões pedagógicos e científicos.
Valores: • Excelência pedagógica • Inovação no ensino superior • Compromisso com a aprendizagem significativa • Responsabilidade social e ética educacional • Colaboração entre docentes e estudantes
Metas: • Descrever e analisar os principais paradigmas, tendências e correntes da didática no ensino superior. • Desenvolver competências pedagógicas e metodológicas no planeamento e implementação de processos de ensino-aprendizagem. • Capacitar os docentes para conduzir pesquisas e promover inovações didáticas. • Fomentar a criação de valores éticos e responsabilidade social através da didática aplicada.
Formas Organizacionais: • Conferências. • Classe invertida. • Seminários. • Bate-papo e fóruns de debate. • Trabalhos independentes e tutoriais online.
Avaliação Final:
Horas Teóricas: 14
Horas Práticas: 20
Horas de Estudo: 26
Horas Totais: 60