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Departamento de Ciências Pedagógicas

Departamento Académico

Departamento de Ciências Pedagógicas

Apresentação

O Departamento de Ciências Pedagógicas é a unidade orgânica do Centro de Investigação Académica de Pós-Graduação “Samanyonga”, cuja área de actividade académica é a investigação científico-tecnológica e inovação associada ao sistema de ensino da República de Angola e sua inserção na Região da SADC.

Missão

Contribuir para a formação e superação de profissionais, ajustado ao desenvolvimento científico técnico e tecnológico actual através de actividades de investigação, ensino para a formação contínua de recursos humanos em Angola, a partir do diagnóstico dos problemas profissionais existentes na actual escola angolana.

Objectivos

  • Elevar as habilidades profissionais dos professores do sistema educacional angolano com base num sistema de formação contínua que permita a transição progressiva do seu desempenho profissional.
  • Realizar o diagnóstico dos problemas existentes na área das Ciências Pedagógicas com o propósito de dar solução através da Ciência, Tecnologia, Inovação e Produção intelectual no sistema de educação e ensino na República de Angola e na região.
  • Estimular a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação (P + D + i) em Ciências Pedagógicas como mecanismo para acelerar a contribuição desses ramos do conhecimento aos objectivos do país.

Competências e Âmbito de Gestão

  • Direcção e gestão das actividades de formação académica de pós-graduação.
  • Estabelecimento e gestão de linhas de pesquisa na área de Ciências Pedagógicas.
  • Coordenação da política de gestão do conhecimento, transferência de tecnologia, inovação e prestação de serviços técnicos.

Todos os itens acima estão sujeitos a aprovação, prestação de contas e transparência na gestão universitária.

Linhas de Investigação

  • Modelos Pedagógicos
  • Modelos Didácticos
  • Elaboração de Materiais Didácticos
  • Tecnologias de Informação e Comunicação e Indústria de Software Educacionais
  • Ensino das Ciências
  • Gestão Educacional

Princípios Orientadores

  • A Educação como bem público de carácter estratégico da Nação deve, por meio da formação e da pesquisa, gerar inovação produtiva.
  • Compromisso com a formação contínua do capital humano.
  • Compromisso com padrões de qualidade e eficiência.
  • Modelo de gestão académica interdisciplinar, colaborativa, interinstitucional e em equipa.
  • Promoção da relação Universidade-Empresa como base para a formação, investigação e inovação.

Metodologia de Formação

Na formação pós-graduada, o currículo será integrado dentro do programa que responda a uma especialidade, mestrado ou doutoramento e proporcione um conjunto de processos de aquisição de capacidades. A investigação científica será o eixo principal da formação.

Será valorizada a autogestão da aprendizagem e o trabalho individualizado do mestrando ou doutorando, inserido num ambiente colaborativo de investigação científica contemporânea.

O programa curricular divide-se em:

  • Formação Teórica e Metodológica: cursos obrigatórios e opcionais ligados ao tema de investigação e interesses do doutorando.
  • Formação como Investigador: participação em actividades científicas colectivas como laboratórios de tese e seminários.
  • Elaboração da Tese: inclui pré-defesa e defesa, promovendo pensamento científico de qualidade.