A teoria curricular tem como objetivo estabelecer, em bases científicas, a sequência de experiências de ensino-aprendizagem pelas quais os alunos devem passar para alcançar com sucesso os objetivos estabelecidos no modelo profissional. O curso de design curricular do mestrado visa dotar os docentes com os conteúdos mais atuais dessa ciência da educação, permitindo que compreendam, inovem e investiguem as diversas áreas do design curricular, contribuindo para o processo de homologação e mobilidade curricular no Ensino Superior Angolano.
Os candidatos devem ter formação prévia em áreas relacionadas à educação, pedagogia, ou disciplinas afins, com interesse no desenvolvimento curricular.
Os formandos estarão aptos a planejar, implementar e avaliar currículos, além de contribuir para a inovação e homologação de processos curriculares nas suas instituições.
• Avaliação sistemática.
• Obras independentes.
1. Concepções teóricas sobre o currículo universitário.
2. Fundamentos teóricos e metodológicos do desenho curricular.
3. Abordagens e modelos curriculares.
4. Dinâmica da gestão curricular e níveis de concretização do currículo (nível macro, meso e microcurricular).
5. Componentes do desenho curricular.
6. Elaboração do modelo e perfil do profissional.
7. Metodologia para a concepção de programas de estudo.
8. A homologação do currículo universitário em Angola: premissas para sua realização.
Este curso ainda não tem turmas registadas.
Modalidade: Semipresencial
Objetivo: Desenvolver competências teóricas e práticas no domínio da teoria curricular, sua gestão e inovação no ensino superior, contribuindo para a formação de profissionais qualificados.
Missão:
Valores:
Metas: • Desenvolver competências no domínio da teoria curricular e sua gestão no ensino superior. • Explicar a essência e as particularidades do currículo universitário a partir de suas fontes e perspectivas. • Promover a investigação, inovação e avaliação curricular. • Capacitar os formandos para o desenvolvimento do currículo ao nível da disciplina acadêmica.
Formas Organizacionais: • Conferências online. • Classe invertida. • Seminários. • Fóruns de debate. • Consultas e tutorias online. • Avaliação online.
Avaliação Final:
Horas Teóricas: 12
Horas Práticas: 10
Horas de Estudo: 42
Horas Totais: 64