O desenvolvimento dos países na actual sociedade do conhecimento é marcado por intensa actividade de pesquisa. Os países que mais avançam são os que mais investem em pesquisa e gestão do conhecimento. Neste contexto, a universidade é uma instituição que cultiva a ciência, a investigação e a gestão do conhecimento por excelência. Para contribuir para o desenvolvimento científico do país, é necessário desenvolver competências investigativas nos claustros universitários, como indicador de competência e desempenho profissional. A ideia subjacente ao curso considera a necessidade de formação em pesquisa para egressos do ensino superior como condição de qualidade, relevância e perfil competitivo. Assim, a universidade deve gerar um ambiente de pesquisa durante o processo de formação profissional e desenvolver pesquisas científicas nas diferentes áreas do conhecimento humano.
Os candidatos devem ter formação superior em áreas relacionadas ao ensino, ciências sociais, ciências exactas ou áreas afins.
Os formandos estarão capacitados para desenvolver, implementar e avaliar pesquisas em contextos educativos e científicos, contribuindo para a formulação de políticas e práticas de investigação.
• Avaliação sistemática e contínua.
• Trabalhos independentes.
• Apresentação de temas monográficos relacionados com a pesquisa.
• A ciência: tipos de conhecimento e conhecimento científico.
• O método científico: estágios.
• Paradigmas de pesquisa.
• Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa e mista.
• Pesquisa exploratória, descritiva, correlacional e explicativa.
• Situação problemática: o problema científico e tipos de problemas.
• Projeção: objetiva, hipotética (hipótese, ideias a defender, questões científicas) e tarefas de pesquisa.
• Quadro teórico: fundo.
• Operacionalização de termos.
• Desenho metodológico.
o Amostragem: tipos e técnicas de amostragem.
o Métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa.
o Desenhos experimentais: pré-experimento, quase-experimento e experimento puro.
• Coleta, análise e processamento de dados.
• Elaboração do relatório de pesquisa (tese).
• Conclusões e recomendações da investigação: funções e escrita.
• Sexta e sétima edição dos Padrões APA.
Este curso ainda não tem turmas registadas.
Modalidade: Semipresencial
Objetivo: • Desenvolver competências na compreensão da importância da investigação científica como ferramenta indispensável para a resolução de problemas científicos e produção de novos conhecimentos. • Capacitar na concepção, planeamento, execução e avaliação de projectos de investigação na área do ensino superior. • Promover a realização de relatórios de investigação e a socialização de resultados em eventos científicos.
Missão:
Valores:
Metas: • Proporcionar uma base sólida em metodologias de pesquisa. • Fomentar a aplicação prática das técnicas de pesquisa. • Estimular a publicação e apresentação de trabalhos científicos.
Formas Organizacionais: • Aulas teóricas online. • Workshops práticos. • Seminários. • Fóruns de debate. • Consultas e tutorias online. • Avaliação online.
Avaliação Final:
Horas Teóricas: 16
Horas Práticas: 12
Horas de Estudo: 36
Horas Totais: 64