Política Anti-plágio
A Revista de Pesquisa Científica “samayonga” esta comprometida com a socialização do conhecimento científico em escala internacional como um bem público ao qual toda a população deve ter acesso. Da mesma forma, garante o respeito à propriedade intelectual, para o qual estabelece uma política anti plágio.
A ciência é construída com base na sistematização dos resultados mais inovadores nas diferentes áreas do conhecimento, neste sentido cabe ao autor ou autores dos artigos enviados à revista referenciar devidamente os autores assumidos quer através de citações textuais ou parafraseando. Da mesma forma, deve tomar cuidados de autoplágio, reconhecido como aquele em que o autor ou autores de um artigo incluem conteúdo de trabalhos anteriores sem a devida referência.
O plágio é uma atividade que viola a ética e os valores das ciências. Considera-se plágio o uso de dados de terceiros ou próprios de artigos ou trabalhos previamente socializados ou inéditos, em qualquer modalidade ou formato que não são devidamente referenciados. Plágio e autoplágio violam direitos autorais , Sua detenção invalida a publicação do artigo em que se manifesta inclui textos, dados, imagens e outros meios que o mostram. Uma obra também é plagiada quando uma referência é omitida ou colocada no lugar errado, ou quando é feita uma referência falsa.
Para verificar a autenticidade e originalidade dos artigos enviados à revista, assume-se como ponto de partida a sua submissão verifição antiplagio. Para realizar esta ação, são realizadas varreduras em sites como
prepostseo.